Em 3 de fevereiro de 1959, um voo fretado por artistas do rock, conhecido como The Winter Dance Party Tour, caiu perto de Clear Lake, Iowa. O avião, que havia sido alugado pelo empresário dos artistas, Roger Peterson, transportava quatro músicos em ascensão: Buddy Holly, Ritchie Valens, J.P. Richardson (conhecido como The Big Bopper) e Peterson. O acidente foi fatal. Todos os passageiros e o piloto morreram instantaneamente no impacto.

O incidente chocou os fãs das estrelas do rock e projetou o evento para a história da música. O acidente ficou conhecido como O Dia em que a Música Morreu.

O desastre causado pela nevasca pesada daquele inverno não só tirou a vida de quatro pessoas talentosas, como também deixou suas famílias inundadas com a perda trágica. A identificação dos corpos foi um dos maiores desafios que as autoridades enfrentaram.

No dia seguinte ao acidente, os corpos foram deixados no local enquanto a neve picada continuava a cair sem parar. No dia seguinte, a Guarda Nacional finalmente foi chamada para retirar os corpos e os restos da aeronave. Eles foram levados para um armazém local para treinamento militar.

A identificação dos corpos foi iniciada no dia seguinte, com o uso de dentes e radiografias. Uma equipe forense foi chamada para ajudar na realização da autópsia. Os corpos foram então transferidos para os seus respectivos estados para serem sepultados.

O corpo de Ritchie Valens foi identificado rapidamente pelos dentes, mas uma coincidência bizarra envolvendo seus documentos de identidade tornou a tarefa ainda mais fácil. Ele havia perdido sua carteira de motorista alguns dias antes, mas ao solicitar uma nova, ele pagou por ela antecipadamente. Quando o cartão com sua nova foto chegou, ele o manteve em seu bolso. Os investigadores reconheceram imediatamente sua imagem.

O resto dos corpos foram identificados graças às radiografias e uma equipe forense especializada. Buddy Holly e The Big Bopper foram enterrados em seus respectivos estados, enquanto Roger Peterson foi enterrado perto do local do acidente.

O acidente aéreo que tirou a vida de Ritchie Valens e vários outros passageiros em fevereiro de 1959 foi um momento trágico na história da música. Embora a recuperação e identificação dos corpos também tenham sido um desafio, as autoridades conseguiram identificar todos os passageiros a bordo e informar suas famílias. O legado das estrelas do rock perdidas viverá para sempre através de sua música e seu impacto na indústria da música.